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Indicadores: crie-os antes de demitir
Conheça mais um case de sucesso interessante envolvendo uma decisão conciente e pautada em discernimento. Um profissional poderá dormir tranquilo.

ROBERTO REIS

21/12/2020

Em uma empresa na cidade de Maringá-PR havia um gestor que estava cansado de escutar reclamações sobre um determinado colaborador. Reclamações diversas: ele não faz nada, ele fica de braços cruzados, ele não conversa com ninguém, etc. Todas as reclamações pareciam que havia fundamento.

Devido a este acumulo de irritabilidade o gestor resolveu verificar nas câmeras o que estava ocorrendo com aquele colaborador. E para confirmar a veracidade das reclamações, todas as vezes que ele olhava para as filmagens o colaborador realmente estava de braços cruzados.

Para qualquer gestor a ação deveria ser tomada imediatamente para não prejudicar o desempenho da equipe. Mas, antes de chamar o colaborador para conversar e tentar identificar o motivo dele estar com os braços cruzados com frequência, o gestor solicitou ao pessoal de TI (Tecnologia da Informação) da empresa dois indicadores:

  • Criação de um indicador que informasse a quantidade de liberações de pedidos por colaborador e que este indicador fosse em tempo real.
  • Criação de um indicador acumulado mensal por colaborador.

Logo, a solicitação foi atendida e o pessoal da área de TI da empresa desenvolveu os dois indicadores solicitados.

A imagem 1 representa o indicador: Quantidade de Pedidos por Separadores em tempo Real, ou seja, a qualquer liberação o indicador estava atualizado.

A imagem 2 representa o indicador: Pedidos liberados acumulados mês-a-mês por Separador até o mês anterior com o objetivo de analisar os meses fechados.

Claramente podemos notar que o colaborador em destaque foi o Eduardo. E acredite, o colaborar que estava sendo cotado para ser demitido era o Eduardo.

O gestor convocou uma reunião com todos os envolvidos e apresentou as informações a todos.

Não hesitou em elogiar o colaborador Eduardo pelos números apresentados para que todos pudessem ouvir e refletir sobre as atitudes de cada um.

Algo ainda parece estranho, não é!?

Como o colaborador ficava de braços cruzados o tempo todo e liberava mais que todos os outros?

A resposta foi obtida por meio da análise das filmagens. O separador efetuava seu trabalho com grande rapidez e agilidade e aguardava o próximo pedido a aparecer em seu painel.

Logo, para aqueles que demoravam para separar o pedido do cliente, e que as vezes paravam no meio do caminho para conversar ou se entreter com outros assuntos, o número não se revelava a seu favor.

Um grande aprendizado para todos os envolvidos com o processo.

A partir disto, houve capacitação para todos os colaboradores e novos indicadores foram criados para melhorar a análise do processo.

Sugestão

Aplique em sua empresa, você irá se surpreender. Então, espero que tenha gostado deste artigo.

Ah, se precisar de uma ajudinha, entre em contato conosco (www.kpisoftware.com.br). Temos a solução ideal para você.

Até a próxima!

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